sábado, 13 de julho de 2013

Praia do Forte e Slavador, abril de 2013

Farol da Barra- Salvador- BA


Olá a todos, provavelmente seis pessoas, vou falar agora da viagem a Bahia, visitamos duas cidades, Salvador e Itacimirim (Praia do Forte). A partir deste post vou mudar um pouco, ao invés de falar dos restaurantes junto com o post da viagem, cada restaurante vai ter um post, com o fotos do cardápio, e falando do restaurante. Então vamos lá.
                A viagem foi para comemorar 10 anos de casamento, apesar de a gente não precisar de motivo para viajar, fomos eu, Nanda, Lara, minha cunhada Glaucia e seu marido Rani. Voamos pela Tam, e conseguimos comprar as passagens na promoção de pontos multiplus por 3000 pontos cada passagem, fomos no dia 25 de abril e voltamos dia 29 ( além de 10 anos de casado, comemoramos o meu aniversário, 27, eo da Nanda, 26).
                1º dia, quinta.
                Chegamos a Salvador as 13:00hs, com uma chuva que chegou a assustar, no aeroporto já havia um funcionário da Foco Aluguel de Carros, através do site www.rentcars.com.br, alugamos um carro sedan com ar e direção, poderia ser um Logan, Voyage, Siena, ou Classic, lógico que foi o Classic que separam para a gente , pagamos 84 reais a diária. Do aeroporto até a Praia do Forte são 55km, estrada asfaltada com pista dupla quase o trecho todo, só ficando pista simples no final do trecho. Ao invés de ficar na Praia do Forte ficamos em Itacemirim na Pousada Praia das Ondas, excelente, somente a 5 minutos da Praia do Forte, com uma piscina maravilhosa, e pagamos 170 reais a diária casal, a Lara teve que pagar 30% da diária, este é o ponto fraco.
                Relacionado as praias, gostamos mais das praias de Itacemirm do que das da Praia do Forte, o que fica a dica, de dia praia em Itacemirim, a noite Praia do Forte, aonde ficam ótimos restaurantes, Projeto Tamar (ótimo), e comércio variado.  Após dar entrada no hotel fomos para a Praia do Forte, precisávamos almoçar, pois já eram 3 da tarde. Escolhemos o restaurante Espaço Forte, muito boa comida, para ver o cardápio e comentários do restaurante veja o post Espaço Forte ( futuramente). Andamos pela “Vila” até anoitecer e voltamos para o hotel.

A chuva na chegada , um pouco de preocupação, mas foi só na chegada.

Restaurante Espaço forte na Praia do Forte.

Alguém quer uma moqueca de Cherne com camarão, e um choop ?


Praia da Espera- Itacemirim.

Praia do Forte - Ba

Pousada Praia das Ondas. Itacemirm - BA

2º dia, sexta.
                Acordamos e fomos para a praia da espera em Itacemirim, pegamos a maré baixa e já com sol, a praia é uma delicia, bem rústica e muito calma, o bom que você pode escolher entre piscinas naturais ou onda, bastando caminhar 500m para isto. Não é uma praia com muita opção de barracas só tinham duas abertas quando eu fui, tomamos umas cervejas e depois fomos para o hotel aonde pegamos uma piscina e almoçamos no hotel mesmo. O hotel praia das Ondas foi uma surpresa, ele é de propriedade de um holandês que veio para o Brasil e ficou, quando estávamos hospedado lá 80% dos hospedes eram estrangeiros, ótimo café da manhã e restaurante muito bom também, servem petisco na piscina e o preço é bem acessível, veja Post de Restaurante Hotel Praia das Ondas.
                De tarde fomos para a Praia do Forte para visitar o projeto Tamar , a entrada custa 16,00 reais, com meia para estudante, muito bom, tudo quanto é informação sobre tartarugas, piscinas e tanques com tartarugas recém nascida ou com mais de 50 anos, pode-se passar a mão em tubarões lixa, arraias, e com sorte ( depende da época do ano) pode-se ver as tartarugas filhotes eclodindo dos ovos na areia da praia. A Lara adorou e nós também, mas tem que ficar atento ao horário, pois fecha as 17:00hs, Depois da visita ao Projeto Tamar fomos andar pela “Rua das Pedras” da Praia do Forte, no jantar , o pessoal quis comer Pizza, não lembro a Pizzaria, mas eu fui comer um acarajé, paguei R$6.00 em um acarajé de uma barraca no meio do calçadão, muito bom, completo com um pouco de pimenta, o que já foi suficiente para “queimar os beiços” .

Praia da Espera - BA

Sem piratária, só original!!!

Vamos pescar?

Águas quente e claras, Viava a Bahia.

Modelo purinha!

Caminha pela Praia do Porto - Itacemirim.


A gatinha!

Piscina do Hotel Praia das Ondas, vidinha mais ou menos.





Restaurante do hotel Praia das Ondas, moqueca de peixe!

Caldinho de Sururu.
Nascimento de tartaruga, Projeto Tamar - Praia do Forte - BA


Nascimento da Lara - Projeto Tamar.

Deixa eu pensar!

Cresça e apareça.

Agora sim.

3º dia, sábado.
                Acordamos e fomos pegar uma praia na Praia do Forte, como falei antes, achamos a Praia da Espera melhor, mas queríamos conhecer o máximo de lugares possíveis. Ficamos na praia em frente ao Projeto Tamar, é legal, mas depois descobri que a melhor praia fica a 1km a esquerda do projeto. Depois da Praia passamos no hotel para fecharmos a conta e partimos para Salvador, no meio do caminho paramos em Guarajuba para almoçar na Barraca do Carlinhos, amigo do meu “tio” Uadi, fui à barraca do Carlinhos quando era criança várias vezes, porém, hoje de barraca não tem nada, tem até ar condicionado no banheiro!!!! Na minha infância ela era de palha de coqueiro. Depois de me apresentar ao Carlinhos como “sobrinho” do Uadi, comi o bom e velho caranguejo da Bahia, na verdade comi 6.
                Em Salvador ficamos no Catussaba Resort, em Itapuã, 500 reais duas diárias, comprado via Hotel Urbano, O resort é enorme, suas áreas externas são lindas e é literalmente pé na areia, os quartos são grandes, porém o resort é antigo, apesar de estár sendo renovado, sentimos um cheiro de "velho" no ambiente dos quartos, mas nada que não nos faça voltar. O café da manhã é divino e a área da piscina é melhor ainda. O atendimento na piscina que é meio lento, mas estávamos na Bahia né!
                Na noite de sábado eu, Nanda e Lara, fomos jantar na casa do tio Uadi, fizemos um excelente jantar, Tia Gal preparou uma carne do sol espetacular, tomamos um ótimo vinho e conversamos sobre vários assuntos, Érica e Fernanda estavam lá também, mas Uadizinho estava em Itabuna. Foi muito bom passar a noite com eles, e prometemos que voltaríamos de novo lá, só que desta vez dormiríamos na casa deles.



Praia do Forte- BA


Lara Boiando.

Piscinas naturais - Praia do Forte - Ba

Carangueijo na Barraca do Carlinhos - Guarajuba - BA
Carlinhos , o dono da Barraca!


Vermelho frito.

Moqueca de Lagosta.

Meu eterno amor.

Praia de Itapuã, Resort Catussaba.

Erica, Fernada, Tia Gal, Nanda, eu, Tio Uadi e Lara sentada, Jantar em "família".


4º dia, Domingo.
                Passamos a manha inteira na piscina/praia do resort.  No inicio da tarde fomos para o centro de Salvador, no caminho paramos para almoçar no restaurante Ki-Mukeka,  existem vários restaurantes do Ki-Mukeka em Salvador, paramos no de Itapuã. Ótimo restaurante, ambiente bem descolado, comida boa, e cerveja gelada.
                A tarde foi dedicada ao centro histórico  de Salvador, porém como era domingo quase tudo estava fechado, além do tempo estar chuvoso. Andamos pelo pelourinho, e conseguimos ver um pouco do ensaio do Olodum, pouco, pois estava cheio e não dava pra chegar muito perto, por questão de segurança, até porque a Lara estava com a gente.  Tomamos sorvete na Le Glacier Laporte, eu na realidade tomei uma Bohemia, mas o pessoal ficou encantado com o sorvete de lá, fica no Pelourinho, e segundo o Rani, fomos atendidos pelo sósia do Seu Jorge.
                A noite paramos na pizzaria Cheiro de Pizza. Muito legal, cheio de pôster de cantores e bandas, como Raul Seixas, Beatles, Bob. Eu não comi pizza, pois tinha a pretensão de comer outro acarajé, mas acabei pedindo um provolone grelhado para acompanhar a Stella, e o acarajé ficou para segunda.

Resort Catussaba- Salvador


Tio Rani, dando uma de motor de barco!!!


Restaurante Ki-Mukeka- Salvado

Ki-Mukeka.

Cozinha do Ki-Mukeka, aberta ao publico.

Mercado Modelo- Salvador - BA

Baia de todos os Santos.

Elevador Lacerda



5º e ultimo dia, Segunda.
                Depois do café e da Lara ir na piscina, voltamos para o centro de Salvador , visitamos o Farol da Barra, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, no mercado , eu e o Rani ficamos no restaurante do 2º andar, enquanto as meninas faziam compras. Andamos de novo pelo Pelourinho, agora com todas as lojas abertas.
                Almoçamos  no Pelourinho mesmo no restaurante Odoyá, restaurante sofisticado, mas no calor das 14:00hs o que nos conquistou foi o ar condicionado. Eu comi só uma casquinha de siri, pois queria comer acarajé, e como era o ultimo dia, comi dois.
                Voltamos de noite para o Rio, mas antes de embarcar ainda comi mais um acarajé no estacionamento do aeroporto de Salvador, muito bom para despedida.

Making Off.

Glaucia , prestando homengem ao seu herói, Zumbi.

Pelourinho.


O melhor sorvete de Salvador.

Sorveteria Le Glacier Laporte. Pelourinho - Salvador

Sósia do Seu Jorge.

Olodum ta reggae,  Olodum tá Rock!!!

O Olodum pirou de vez!

Te amo tanto assim!!!!

Compras e mais compras.

Uma das poucas fotos dos tres juntos.

Risoto de camarão, Restaurante Odoyá.

Salmão com legumes.

Ensaio do Olodum


Faltou a camisa tio Rani.

Vai à Bahia , tem que ter foto com a Baiana.

Farol da Barra- Salvador

Linda, minha paixão!


                A viagem foi muito boa, comemoramos 10 anos de casados com nossa filhota e com a Glaucia e o Rani que são literalmente nosso irmãos. Gostamos muito da Praia do Forte, e Salvador é uma cidade cheia de histórias e atrações, porém precisa ser mais limpa e preservada. Espero que tenham gostados, o posts dos restaurantes já serão postados.
Que a força esteja com vocês.