quarta-feira, 9 de abril de 2014

Paraty, Janeiro de 2014

Paraty, história, praias, natureza e gastronomia!

Praia do Caxadaço

Olá, em janeiro deste ano fui para Paraty com minha família, ficamos quatro dias lá, comprei o pacote pelo site do Hotel Urbano, chegamos numa segunda e saímos na sexta, com isso a pousada ficou 20% mais barata. Ficamos na pousada Cores do Mar, compramos o pacote de 4 dias por 440,00, porém, pelo hotel urbano o quarto não tinha ar condicionado, pagando uma taxa de 20 reais ao dia pode usar o ar, e é claro que no calor de janeiro eu paguei, ou seja mais 80 reais. A pousada também cobra por criança acima de 5 anos, 45 reais por diária, ou seja , mais 180, no total gastei 700 reais em 4 diárias, cada diária a 175 reais, considero um preço justo pra janeiro. 


Piscina da pousada.



A pousada é simples, porém muito boa, como meu objetivo era ficar o mínimo possível, ela atendeu perfeitamente ao objetivo, quarto limpo, café da manha simples, sem firulas mas muito gostoso, sempre com opções de bolos frutas e pães. A pousada também tem uma piscina, que para relaxar depois de um dia de praia foi 10, pena que a cascata estava quebrada. Ponto negativo da pousada, a qualidade do papel higiênico (comprei um melhor no supermercado ) e falta local para colocar os shampoos no box, tem que deixar no chão. No mais recomendo muito a pousada pra quem tem o objetivo de curtir as praias e a cidade e não ficar o dia todo no hotel.A pousada fica na praia do Jabaquara, fica à 1.5 km do centro histórico, só que tem um morrão nestes 1.5km, ou seja se não estiver de carro aconselho escolher uma pousada no centro histórico mesmo.


Como nós fomos numa segunda já queria aproveitar a praia logo, então eu parei em uma praia antes de Paraty, a praia de São Gonçalo, praia bem legal, tem um rio que desemborca na praia, com aguas calmas, quente e claras, em frente a praia tem uma ilha , a Ilha dos Pelados, parece ser bem legal, mas a Nanda falou que tava enjoada pela viagem e não queria andar no barquinho, paga-se 15 reais por pessoa para ir e voltar da ilha.
Sentamos em umas das mesas das barracas, porém, posso falar que nunca vi um atendimento tão ruim, demoraram mais de 30 minutos só pra trazer o cardápio, trocamos de barraca e a melhora foi insignificativa. Pedimos um trio do mar, composto por lula a dorê, camarão frito e iscas de peixe, estava bom mas, a gordura rola solta. Os preços são normais, considerando que estávamos no verão, depois coloco o post com os cardápios dos restaurantes.
 
Óculos de Lula

Praia de São Gonçalo - Paraty - RJ






Chegamos em Paraty no final da tarde , e saímos a noite para o centro histórico, que é considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso". É também Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. As ruas são protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros e os casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar. Saímos todas as noites para o centro histórico, o que para a Lara foi uma chatice, já que as ruas são todas de pedras, fazendo com que a gente ande em “zig e zag”, parece que está todo mundo bêbado.
A quantidade de restaurantes no centro é quase infinita, chega a ser difícil escolher um, lógico que tem os badalados, mas tem que ter grana pra isto. O ponto legal é que a maioria dos restaurantes tem o cardápio exposto no lado de fora, o que facilita ver se o menu esta ao gosto do seu bolso.

 



Fernanda

Mini Fernanda!
Centro histórico
Restaurante Paraty 33





Na terça feira fomos fazer o famoso e imperdível passeio de escuna, existem várias embarcações, pequenas, medias e grandes, eu comprei da Escuna do Pirata, na noite anterior no centro histórico , consegui o passeio por 30 reais o adulto e 15 criança. Na pousada me ofereceram a 40 reais pra cada, ou seja 45 reais mais caro.
O passeio é muito legal, são aproximadamente 5 horas , parando 4 vezes, duas para mergulho e em duas praias, a escuna balança um pouco mas é tranquilo, a Nanda teve que tomar dramin, não pode levar bebidas na escuna , tudo tem que ser comprado lá. Além de cobrarem 5 reais por pessoa pelo couvert artístico, não dão opção de não pagar. A cerveja sai a 4,00, a agua a 3,00  e o refrigerante 4,00 também. Eles servem almoço, mas nós preferimos comprar só uma isca de peixe, que custou 32,00 reais.






O passeio é show, nos mergulhos da pra ver muitos peixes, estrela do mar, ouriço e estas coisas lá do fundo do mar. O legal é que dar para ver toda a exuberância do local, ilhas , mar , florestas, e conhecer a historia do local, o cantor também é o guia turístico da escuna. Recomendo muito o passeio.


Praia do meio - Trindade
 
Na quarta fomos conhecer a vila de Trindade, foi tão bom que voltamos na quinta. A vila de Trindade fica a 22km de Paraty, todo percurso é asfaltado, tem uma GRANDE ladeira antes de chegar a vila, mas até carro 1.0 (sofrendo) sobe . Paramos no estacionamento de uma pousada no final da Rua principal, e única,  pagamos 20 reais pelo dia, aproveitei e perguntei o valor da diária, 180 com ventilador, e 200 com ar.
Depois de uma pequena trilha chegamos a praia do meio, aguas cristalinas, quente e super calmas. Existe uma barraca que vende pastel, agua, refrigerante, cerveja e só, Nesta praia pode se pegar um barco direto para a piscina do Caxadaço, na praia do Rancho também, custa 10 reais por pessoa. No fim da Praia do Meio, há um pequeno rio e uma trilha que leva à Praia do Cachadaço, eu fui andando para a piscina e voltei de barco. Pegamos uma trilha pela encosta no meio da mata, muito tranquila, com corrimão, degraus e sinalizada, não há dificuldades, Lara adorou a aventura, depois desta trilha chegamos a praia do Caxadaço, extensa com ondas pequenas e supr limpa. Seguimos em direção da piscina e no meio do caminho vimos um quiosque, neste quiosque existe uma bica de agua doce, que é show.
 


Praia do meio

Praia do Caxadaço

Piscina Natural do Caxadaço ao fundo.













Entre a praia e a piscina do Caxadaço tem mais uma trilha de 700m , mesmo esquema, com corrimão bem sinalizada, e com um visual deslumbrante.
A piscina natural do Caxadaço é fora de série. Milhões de peixes que vem comer na sua mão, dica leve biscoitos de maizena e faça a festa, ótimo para mergulhar ou simplesmente não fazer nada, ficar “jiboiando” e apreciando a natureza. Pegamos um barco e fomos direto pra praia dos Ranchos. Paguei 30 reais, criança acima de 5 paga igual a adulto, que valeram a pena, a vista de dentro do mar é linda e como disse a Lara o passeio é como ir numa montanha russa sem loop.
A praia dos Ranchos é onde ficam os restaurantes, são muitos, como chegamos as 3 tarde , podemos escolher o melhor lugar para ficar. A praia é a mais cheia de Trindade, a agua não é tão clara como  as outras, mas é linda , o que não é lindo são os preços, 10 reais no Magnum da Kibom, 9 reais na garrafa de 600ml da brahma e 25 pila na porção da batata, isso mesmo 25 pila.






Milhares de peixe.



A dica é levar biscoitos.


Trilha entre as praias.

Enfim foi um ótimo passeio, volto fácil.
Abraços a todos e depois falarei dos restaurantes com fotos dos cardápios. Segue mais algumas fotos.





Praia do Rancho

Praia do Rancho




10 reais em um Magnum



Que a força esteja com você!!!!!